Blog

Do Pedido ao Altar / Sem categoria  / O 13 de Maio.

O 13 de Maio.

Boa tarde…

Alguém já se deu conta da importância da data de hj?

No aspecto histórico hj comemoram-se os 121 anos da assinatura da lei áurea pela princesa Isabel.

A data caiu no esquecimento devido ao fato dos negros terem instituido o dia da consciência negra para destacar o papel e a importância dos negros na sociedade e de sua emancipação.

Mas será que de fato os negros possuem ânimo para comemorar o 13 de maio??

As estatísticas do IBGE ainda registram grande desigualdade em relação a negros e brancos.

Alguns exemplos referentes à educação são bastante significativos. Os dados mais recentes apontam a taxa de analfabetismo das pessoas com 15 anos de idade ou mais: 8,3% de brancos e 21% de negros.

A média de anos de estudo das pessoas com 10 anos de idade ou mais é de quase seis anos para os brancos e cerca de três e meio para negros. Enquanto 22,7% dos brancos com 18 anos ou mais concluíram o ensino médio, somente o fizeram 13% dos negros.

No meu ponto de vista existe uma mácula em nossa sociedade que precisa ser solucionada com relação a falta de oportunidades dada aos negros e sem hipocrisias, sejamos realistas, os negros, infelizmente ainda são vítimas de preconceitos.

Mas os negros não são os únicos a serem vítimas de preconceitos e vale lembrar que a escravidão não foi totalmente abolida em nosso país.

Prova disso, é que vez por outra vimos notícias na t.v de trabalhadores sendo escravizados em plantações de cana-de-açúcar ou em fazendas a mêrce de sua própria sorte, mto triste, mas isso ainda existe sim e não podemos nos calar diante desta realidade.

Temos que dar um basta definitivo a esta realidade dura e crua e orar para que os nossos políticos cumpram o seu papel criando mais e mais oportunidades dignas de trabalho para estas pessoas humildes….

O dia 13 de maio tb é mto importante em outro aspecto, o religioso.

Aqui em Portugal e no mundo, é motivo de comemoração para os católicos.

Nossa Senhora apareceu pela primeira vez em Fátima, no dia 13 de maio de 1917, Lúcia acabara de completar 10 anos; Francisco estava para completar 9; e Jacinta, a menor, tinha pouco mais de 7 anos.

E em todas as aparições pedia aos pastorinhos que orassem o terço todos os dias pela conversão dos pecadores. O mundo continua precisando de mtas orações e a data de hj nos faz reavivar as orações e reflexões de um mundo melhor, sem guerras e amor ao próximo.

Sendo assim, vamos orar não só no 13 de maio mas sempre: por justiça, igualdade social, pela paz, pelos doentes, pelos idosos, pelas crianças carentes, pelos desempregados, pelos nossos governantes, pela natureza e etc.

bjs..

Bia.