Blog

Buffet.


O buffet é um dos serviços que demandam maior investimento da parte dos noivos. Existem várias opções de cardápio, para gostos e bolsos, porém uma coisa é certa: faltar ou sobrar comida é prejuízo.

No meu ponto de vista, e de acordo com a nossa cultura, a pior coisa é sobrar devemos evitar o desperdício, afinal, temos que pensar nos nossos irmãos em Cristo, não faz o menor sentido vermos pessoas passando fome no mundo e jogar comida fora né? Por esta razão, calcular com calma a quantidade é uma questão socioeducativo a ser observada com atenção!

Bom, casamento completo é aquele com comemoração. Nada melhor que uma festa para celebrar a união entre duas pessoas ao final de uma cerimônia. Desta forma, o lugar mais indicado para realizar uma comemoração como esta quase sempre é um Buffet de Casamento. No entanto é necessário tomar alguns cuidados para que não haja nenhum problema.

Afinal, uma festa como esta é um evento que será lembrado por toda a vida do casal. Então nada melhor do que listar os itens mais importantes na hora de fazer a escolha do seu Buffet de casamento, analisar o perfil dos convidados por exemplo é fundamental para a escolha do cardápio.

CONTRATO:

Com certeza, o contrato é a etapa mais importante quando se contrata um serviço de Buffet. É ele quem determinará todos os acordos possíveis entre o contratante e o contratado. Por isso, é imprescindível que os celebrantes leiam com bastante cuidado todas as cláusulas do contrato, cuidadosamente antes de fechar com algum Buffet. Cuidado com a empolgação.

INDICAÇÃO:

Prefira bufês de casamento que possuem boas recomendações de parentes ou amigos próximos ou até mesmo algum Buffet que já tenha freqüentado anteriormente. Desta maneira poderá ter muito mais segurança para contratar o serviço. Cuidado, existem golpes de todos os tipos, visite as comunidades do orkut e aprenda.

PREÇO:

Nem sempre o preço mais baixo significa a melhor escolha a se fazer. Também é necessário prestar muita atenção quando o desconto é muito grande, pois muitas empresas acabam “compensando” o valor descontado com falta de qualidade no serviço que irão prestar. O mesmo vale para os valores altos encontrados no mercado. Lembre-se que preço alto não significa garantia de qualidade de serviço.

LOCAL:

Verificar sempre o local para conferir se realmente existe o Buffet. Nunca assine um contrato sem antes ter visitado o Buffet e mesmo assim, verificar quanto tempo eles atuam no mercado e se possuem boas referências. Procure visitar o Buffet num dia de festa, e não somente com ele vazio, entenda a dinâmica do Buffet e os problemas que a escolha daquele lugar podem causar (estacionamento, condição dos banheiros, filas para servir, transito na porta, onde vai cada item (mesa de doces, mesa de frutas, café, convidados, pista, palco, espaço de apoio aos noivos, etc…).

Definir o tipo e calcular a quantidade de comida que será servida em uma festa de casamento depende de vários fatores como:

  • Tempo de duração da festa – Quanto maior o tempo da festa, espera-se que as pessoas comam e bebam muito mais!
  • No caso de um almoço/jantar, se haverá ou não coquetel – Se houver coquetel precedendo o almoço ou jantar, as pessoas comerão menos do prato principal.
  • Quantidade de jovens, homens e mulheres – Em geral, os jovens comem mais do que as pessoas mais velhas e os homens comem mais do que as mulheres.
  • Quantidade de crianças – Na hora de calcular a quantidade de comida, você deve contar cada 2 crianças como 1 adulto. (caso haja presença de crianças)
  • Se houver muitos docinhos, os convidados comerão menos bolo.

Como calcular a quantidade de comida por pessoa

  • Calcule 5 a 8 salgadinhos por pessoa se houver almoço ou jantar em seguida.
  • Calcule 12 salgadinhos ou canapés por pessoa se houver apenas um prato quente em seguida (coquetel+prato quente).
  • Calcule 15 a 18 salgadinhos por pessoa se houver apenas coquetel.
  • Calcule aproximadamente 150 gramas de massa por pessoa se for servi-la como acompanhamento e 200 gramas se for servi-la como prato principal.
  • Calcule 120 gramas de frutas e vegetais por pessoa.
  • Calcule aproximadamente 200 gramas de carnes ou peixes por pessoa em um almoço ou jantar onde haverá outros pratos e 300 gramas em um churrasco.
  • Calcule 50 gramas de arroz por pessoa. Quando cozido o arroz triplica o seu peso, ou seja, 50 gramas de arroz cru são equivalentes a 150 gramas de arroz cozido.
  • Uma fôrma com 22cm de diâmetro de torta salgada ou doce serve até 10 pessoas.
  • Calcule 5 ou 6 docinhos por pessoa.
  • Calcule 60 gramas de bolo por pessoa (caso haja docinhos ou outras sobremesas) e 100 gramas por pessoa (se o bolo for a sobremesa).
  • Calcule 1 bola de sorvete por pessoa (aproximadamente 150 gramas).
  • Em relação às sobremesas, o ideal é fazer com que cada sobremesa possa ser servida para todos os convidados.
  • Calcule 1 garçom para cada 15 convidados em coquetéis e 1 para cada 12 convidados em jantares sentados.

Outras dicas:

Para economizar: não se pode exagerar na quantidade de pratos, quanto mais opções disponíveis, mais as pessoas irão comer e até desperdiçar querendo experimentar um pouquinho de cada coisa. O mesmo vale para as sobremesas;

Para escolher o cardápio: na dúvida sobre o que servir, aposte naquilo que todo mundo come. Bem melhor do que servir comida exótica ou aquele prato que só vocês gostam e ninguém mais, procurem servir o que agrada a maioria.

Na contratação do buffet, aceite as sugestões! A experiência é uma ótima conselheira.

Bom apetite e até a próxima!
Bia.