Blog

Do Pedido ao Altar / Sem categoria  / Cortejo x Cumprimentos.

Cortejo x Cumprimentos.

Olá.
Tendo em vista algumas dúvidas de noivinhas sobre o cortejo e a hora dos cumprimentos vou postar aqui como se desenvolve um cortejo e a hora dos cumprimentos, parece complexo mas com a ajuda de uma cerimonialista tudo fica muito fácil.

Na Igreja Católica, o casamento é um dos sete sacramentos. A liturgia pode compreender dois rituais: a missa e o casamento, ou apenas o ritual do casamento. A cerimônia consiste, essencialmente, em três etapas: a entrada do cortejo pela nave, a liturgia, a saída dos participantes. As orações têm algumas partes tradicionais mas o ritual romano permite uma grande liberdade de adaptação, complementação e acréscimos à liturgia do matrimônio. Por isso, se os noivos vão imprimir o texto para distribuir entre a assistência, tratarão do assunto com o celebrante. O texto é um se o casamento é celebrado em meio a uma missa, e outro se a celebração é sem missa.

Cortejo de entrada: Os convidados devem estar presentes antes de a noiva entrar porque, juntamente com o sacerdote eles representam a Igreja que recebe o casal para a benção matrimonial; devem se lembrar desse papel e de que estão assistindo a uma solenidade, e evitar muita curiosidade e ruído de comentários à entrada do cortejo, e guardar a postura distinta e compenetrada que a cerimônia exige.

Do lado esquerdo do corredor central, os bancos são destinados aos convidados da noiva; do lado direito da entrada, aos convidados do noivo. Porém, lados contrários podem ser preenchidos na medida em que isto se fizer necessário para que todos tenham assento. Alguém da família da noiva pode ficar encarregado de receber os convidados à entrada e orientá-los quando ao lado que devem ocupar, indagando se são convidados do noivo ou da noiva. Lugares podem ser reservados com uma etiqueta, para acomodação de convidados mais importantes ou mais velhos.

O cortejo começa com a entrada dos casais de padrinhos, guardando entre eles a distância de aproximadamente um quarto do caminho a percorrer. Alternam-se os padrinhos do noivo e os padrinhos da noiva, sendo de padrinhos do noivo o primeiro casal a entrar. Os casais, a mulher à direita do homem, se dirigem respectivamente para o lado direito do altar, lado dito do noivo, ou para o lado esquerdo do altar, dito lado da noiva, e tomam lugar nas cadeiras especialmente dispostas para eles, ou ocupam o primeiro banco dos que ficam reservados aos padrinhos, na primeira fileira.

Ao final da entrada dos padrinhos, após a pausa suficiente para que o corredor fique livre, entram a mãe da noiva de braços com o pai do noivo, e se colocam próximo do altar, do lado esquerdo, voltados para a assembléia. Novamente livre o corredor central, entra o noivo, de braço direito dado à sua mãe. Chegados ao altar, voltam-se para a assistência, posicionados à direita do corredor central do templo, simetricamente e à mesma altura em que estão o pai do noivo e a mãe da noiva, a mãe ao lado esquerdo próximo aos familiares da noiva e mais próxima do altar que o noivo, e passam a aguardar os demais participantes.

O sacerdote aparece e assume seu lugar tendo às costas o altar e à frente o genuflexório para os noivos.

É costume, após a entrada do noivo e sua mãe, que a porta de entrada do templo seja fechada por um instante, para caracterizar que toda a Igreja está pronta a receber a noiva. Pai e filha esperam que seja aberta a porta do templo e que o clarim anuncie a todos que a noiva está entrando. Reaberta a porta, a noiva entra de braços com o pai (Vide abaixo o subtítulo De que lado entra o pai da noiva?)

A entrada da noiva é marcada pela marcha nupcial, e deve caminhar a passos lentos, coincidentes com os acordes que terminarão ao mesmo tempo de sua chegada ao altar.

Crianças com vestidinhos longos de seda e brocados, terninhos ou fraque infantil, que caminham à frente da noiva e seu pai como damazinhas e pagens, geralmente criam simpatia e descontração na assistência. Podem levar uma almofada ou uma cestinha com as alianças, a menina um buquê para entregar a noiva, se esta desejar, após a benção nupcial, depositar um buquê de flores em um dos altares laterais, geralmente aos pés de um quadro ou escultura de Maria, mãe de Jesus. As crianças substituíram as jovens casadoiras (as clássicas demoiselles d’honneur),e os jovens pajens imberbes (garçons d’honneur) que antigamente faziam esse papel.

Ao aproximar-se a noiva, o noivo avança um ou dois passos para receber a noiva.

Diante do noivo, o pai da noiva se despede da filha, beijando-lhe a testa depois de alçar levemente o seu véu, e em seguida cumprimenta o noivo. Faz um gesto discreto de entrega da filha, e encaminha-se para onde está sua esposa. O noivo apresenta o braço esquerdo à noiva e a conduz ao altar. O casal se posta diante do genuflexório e do sacerdote.

O pai da noiva junta-se a sua esposa, ficando no lugar em que estava o pai do noivo e este passa discretamente para o outro lado, tomando lugar à direita de sua mulher, que havia ficado só quando o filho encaminhou-se para encontrar a noiva. Os dois casais encaminham-se para os respectivos lugares que poderão ser cadeiras colocadas ao lado do altar, ou os dois primeiros assentos do lado do corredor central, o homem na ponta externa e a mulher do lado interno junto ao marido, no primeiro banco do lado da noiva e no primeiro do lado do noivo.

Cortejo na saída:

Os cortejos seguem a ordem inversa da entrada. Em casamentos de nobres esta afirmação é seguida “à risca”, pois nenhum mortal deve ir a sua frente, nem as damas/pajens. Todavia, o mais comum, é que as damas sigam à frente, e o restante dos padrinhos atrás do casal, procurando manter a mesma ordem e distância da entrada, ou seja, pais da noiva, pais do noivo, parentes e amigos.

Não é porque o sacerdote deu a benção final e despediu-se dos noivos, que o evento deixou de ter importância.

Alguns organizadores esquecem que a saída também precisa de coordenação. Se não houver ensaio antes, é importante que o cerimonialista arrume uma outra forma de passar informações, no curto espaço de tempo disponível de como deve ser a saída. Temos presenciado casamentos no qual os cerimonialistas “somem”, ou se omitem após os cortejos de entrada.

Cuidado com cerimonialista que se coloca de pé apontando para os casais se movimentarem na saída, esses provavelmente sairão melhor que os noivos em todas as fotografias.

Cumprimentos:

A quem devemos cumprimentar primeiro?

A regra manda que a noiva inicie o cumprimento pelos pais e padrinhos do noivo, e o noivo pelos da noiva, todavia, isto pode ser modificado, não é uma regra rígida. Segundo a minha cerimonialista, o mais adequado é o casal ir ao encontro da família da noiva e fazer os cumprimentos e depois ir em direção da família do noivo e fazer o mesmo.

Existem diversas maneiras da realização dos cumprimentos, inclusive, dando pequenas lembrancinhas para cada casal de padrinho. A forma mais apropriada a ser recomendada vai variar em função do número de padrinhos, disposição física do altar e tempo disponível para a cerimônia. Tem que ser cuidadosamente avaliado!

A praxe é os cumprimentos dos padrinhos e pais serem feitos no próprio altar após a benção final do padre.

É isso mesmo lindonas, postei apenas o básico e o que é realizado com mais frequência, mas uma boa cerimonialista é fundamental para auxiliar os noivos no cortejo de entrada e saída para que o casamento não vire o samba do crioulo doido. risos…..

Como as noivinhas sempre me pedem indicações, vou deixar aqui o contato da minha cerimonialista, um amor de pessoa e super atenciosa: Angélica Rocha tel: 2578-8769 e 9443-2900.

beijokas e até a próxima!
Bia.