Blog

Do Pedido ao Altar / Weddings  / Como são tratados os profissionais que trabalham no vosso casamento?

Como são tratados os profissionais que trabalham no vosso casamento?

 Olá noivos!
Sei que ando sumida aqui no meu blog, mas estava com o tempo reduzido para escrever por causa dos eventos, e agora que a correria acalmou um pouco, achei importante abordar este tema por aqui.
Vocês já pararam para pensar na forma como vão ser tratados os profissionais que vão trabalhar no vosso casamento? Se vão ser bem tratados pelo serviço de catering? Ou se vão ter uma mesa exclusiva para pousar o equipamento com cadeiras para descansar e fazer uma pausa?
Já li e ouvi testemunhos de colegas fornecedores que  não são tratados com respeito e consideração como deveriam! Mas calma, se tiverem uma assessoria competente e preocupada com esses detalhes, será a pessoa mais recomendada para vos orientar nesta questão.

Nos casamentos que organizo, está na minha lista de prioridades se todos os meus colegas vão ter as refeições durante o copo-d´água, sempre oriento os noivos com relação a esse detalhe mega importante, porque como diz o ditado: “saco vazio não para em pé“.

Entretanto, para se resguardarem e evitarem de passar fome, alguns profissionais costumam acrescentar a cláusula sobre a refeição no contrato.

Mas se vocês gostam dos vossos fornecedores escolhidos a dedo e que vão tornar o big day ainda mais especial, é justo terem a preocupação se vão receber o mínimo de condições de trabalho para o bem estar da equipa. Os profissionais de casamento saem de seus lares e passam de 12 a 16 horas longe de suas famílias nos fins de semana para darem o seu melhor e tudo sair como os noivos sonharam, mas infelizmente, já soube de casos em que não comeram a mesma refeição que os noivos e convidados, e sim, uma comida congelada e de caixinha, (dessas que se encontram nos frigoríficos dos supermercados). 🙁
Lembrem-se, manter uma boa relação com os fornecedores é fundamental, até porque, quando o profissional é tratado com respeito e consideração produz muito melhor. Então, se vocês noivos estiverem a organizar o próprio casamento, convém tomar este item em atenção, mas se tiverem uma wedding planner, peçam que sua assessoria cuide deste pormenor com todo carinho.
Alguns detalhes simples e importantes que devem ser providenciados:
1. Separe uma mesa para os profissionais:
Se tiverem wedding planner, esta profissional vai pedir ao catering que disponibilize uma mesa para o staff fazer a refeição e descansar, caso não tenham assessoria, os próprios noivos devem se preocupar com isso.
Isso vai fazer com que os profissionais fiquem mais atentos ao que acontecer durante o copo-d´água.
2. Peçam ao catering para servir todo o staff de profissionais e combinem com a sua assessoria para certificar-se de que o catering vai cumprir com o acordado (de preferência comida fresca e a mesma que será consumida pelos convidados)!
Sabemos que costuma sobrar muita comida nos casamentos porque o catering nunca faz comida a conta, então, não há razão para dar aos profissionais comida congelada e diferente certo? Infelizmente, por incrível que possa parecer, isso acontece!
Pedir referências para saber se o catering é humano e bom com os fornecedores é um ótimo critério na hora de escolher o seu serviço de catering, isso é um indício da honestidade e qualidade do serviço que vai ser prestado. Afinal, se você combinou que os profissionais receberão a mesma comida dos convidados, o responsável pelo catering não pode entregar uma sandes ou outra coisa qualquer para o staff! Deixe seu assessor responsável por checar isso no dia!

O certo é fotógrafos, videógrafo, wedding planner, banda e etc. comer ao mesmo tempo que os noivos. Porque eles não precisam fotografar a noiva comendo, mas logo que ela levanta eles precisam estar prontos! E não tem nada de feio em os fotógrafos e demais fornecedores estarem na fila ao mesmo tempo que os convidados para se servir no buffet quando o serviço escolhido pelos noivos for self service. É uma questão de boa logística.

3. Aonde deve ser acomodados os fornecedores para almoçar ou jantar?

Não metam os seus queridos fornecedores para comer na cozinha (onde muita das vezes recebem comida congelada ou algo bem diferente do que comeram os convidados), ou a quilómetros de distância de tudo e de todos. Se o casamento tiver wedding planner, a mesa da assessoria dos noivos deve estar no interior da sala na minha opinião, porque esta profissional precisa estar o tempo todo com atenção aos noivos para dar suporte e assessoria.

Noivos elegantes, corteses e educados pedem para que a mesa do staff esteja também dentro da sala onde será o copo-d´água. Sugiro que a mesa do staff tenha a mesma decoração das demais mesas para não destoar do conjunto da obra. Mas isso é o meu ponto de vista, e há quem pense de outra forma.

4. Quem fica na mesa do staff?

Todos os profissionais contratados pelos noivos: wedding planner e assistentes, fotógrafos, videógrafos, DJ, banda….

Espero que as dicas de hoje tenham ajudado, acompanhem também os meus artigos na plataforma Zankyou Portugal e até a próxima; Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.
Bianca Oliveira, wedding planner e event designer.
buffet-de-casamento-04
buffet-casamento-em-curitiba
3055140273824411
100716jrmelo10

 

 

Guardar

Guardar