Blog

Do Pedido ao Altar / Sem categoria  / Tipos de serviço de Catering.

Tipos de serviço de Catering.

Olá noivinhas e fãs do blog!
Ando com pouco tempo para escrever artigos, tendo em vista que nesta altura estou a força toda envolvida com a organização dos casamentos das minhas clientes para 2015.
Entretanto, perguntam-me muito sobre o assunto tipos de serviços de catering e qual o mais adequado para ser realizado no dia do enlace, ora bem, consegui arranjar um tempinho e dei um saltinho por cá para vos falar sobre este assunto.
A primeira pergunta que deve ser feita aos noivos é: “Qual o tipo de serviço de catering que será utilizado no seu casamento?
Dois pontos importantes devem ser considerados pelos noivos como:
        – Se desejam um evento formal ou informal;
       – Qual estilo de serviço os seus convidados se sentirão mais à vontade?

1) Serviço à Americana:

No serviço à americana, o almoço ou jantar é disponibilizado em aparadores ou ilhas gastronômicas. É uma forma prática e perfeita para quem quer uma festa mais informal e dinâmica. É possível ter requinte e bom gosto, por isso está presente em muitos eventos incluindo as festas de luxo.
O menu é mais variado, fica a disposição por mais tempo e permite ao convidado se servir quando e quantas vezes desejar.

 

Cuidados: O aparador deve ter boa área de circulação, estar em destaque no salão e ter ao menos um empregado no sítio auxiliando os convidados. Colocar aparadores a cada 80 pessoas é o ideal para não formar filas. O aparador duplo (que serve dos 2 lados) também ajuda bastante. Quanto mais opção com molho, melhor, pois ajuda a conservar melhor o calor do alimento.

 

Americano Moderno: Está super na moda nos casamentos. É aquele que o aparador é montado mais cedo e fica até o final do evento, em conjunto acontece o serviço de coquetel volante. Pelo fato do serviço do jantar ser full time, cada convidado pode jantar no momento que preferir, evitando o incômodo das filas que existiam antigamente, onde se tinha um horário fixo para comer.
23439_1393625739_53110a8b51d6dtiposdeservicos-buffet-ilhagastronomica-liliafortuna-misteremister

2) Serviço Volante:

Os empregados de mesa servem em bandejas um menu no qual o convidado consiga se servir com um guardanapo ou máximo um talher (finger foods). Ideal para recepção aonde os convidados não estejam acomodados em mesas, por isso é mais informal. No entanto, faz parte das boas maneiras ter algumas acomodações para pessoas idosas.

062

3) Serviço à Francesa:

Neste caso o garçom leva o alimento em bandejas até a mesa do convidado e o próprio se serve na quantia desejada. O profissional deve ter muita prática neste serviço, pois os cuidados são redobrados.

Muito formal, é o mais requintado, perfeito para situações protocolares, como em uma Embaixada.

Se o seu catering faz serviço à francesa, no segundo prato do jantar, verifique se é feito devidamente a troca de pratos (acredite, tem muitos que não fazem) e se os garçons são experientes.

4) Serviço de Empratado:

Os pratos já vêm montados e decorados da cozinha para cada convidado, que precisa estar devidamente acomodado na mesa. É um estilo mais formal e os convidados jantam praticamente ao mesmo tempo. É considerado como o mais elegante em algumas regiões do Brasil e muito apreciado por convidados mais velhos, pois é bastante confortável.
  

imagem_55-03

5) Serviço à Inglesa:

O serviço à inglesa também é requintado e formal. O que diferencia é que neste estilo o convidado não precisa apanhar os talheres da bandeja para se servir (como no à francesa), pois o garçom o fará.  É comum ser confundido com empratados.
E para fechar com chave de ouro, é muito importante um menu impresso nas mesas com tudo que será servido, inclusive as bebidas, para que os convidados não fiquem perdidos e possam fazer suas escolhas.

Boa festa! Até próximo artigo!

Bianca Oliveira, wedding planner e design.
biafsaoliveira@gmail.com