Blog

Do Pedido ao Altar / Sem categoria  / Exija e leia atentamente o contrato!

Exija e leia atentamente o contrato!

Bom dia noivas!

Acordei inquieta e me sinto na obrigação de mais uma vez alertar as noivas sobre a questão do contrato com os fornecedores de casamento, tendo em vista, um fato que me aconteceu mto recentemente!
Fui contactada por uma noiva portuguesa que vive em Madrid através da minha publicidade no site casamentos.pt, essa noiva que vou chamar de S. adorou a montra e me pediu um orçamento para decorar seu casamento + assessoria aos noivos para o grande dia.
Como a S. vive em Madrid e vai se casar em Portugal, sua terra, precisava de uma wedding planner que lhe ajudasse a decorar as ruas da pequenina aldeia + restaurante, o tema da festa vai ser Arraial de São Pedro rústico e elegante. A S. solicitou uma decoração toda personalizada, enviei-lhe um orçamento que incluía a decoração + assessoria para o dia do casamento.
Meu orçamento foi aprovado pela noiva, a S. ficou mto contente com o valor, pois segundo ela, além de ter gostado mto da minha montra/serviços, o motivo do contato seria o fato do restaurante ter lhe cobrado um valor exorbitante pela decoração, totalmente fora da realidade.

Continuando….após de tudo acertado entre nós, a S. informou ao proprietário do restaurante que havia contratado os serviços de uma wedding planner para decorar todo o casamento, visto que, tinha achado caro o valor que eles lhe cobraram.

A partir de agora, inicia-se o stress e as dores de cabeça da S. que na sua mais plena boa-fé tratou de tudo por telefone e e-mail, e provavelmente nem contrato fez com o restaurante.

O proprietário(s) do restaurante e casas da Aldeia (que prefiro não citar nomes para não ser anti-ética), proibiram a noiva de contratar os meus serviços e começaram a lhe fazer chantagens e cobrar cauções extras, enfim, todo o tipo de pressão nessa noiva foi feita para que ela pagasse o q eles estavam a lhe exigir pela decoração exclusiva.

Resumo da ópera, como ela já havia transferido todo o dinheiro do buffet/catering e pelo aluguer do espaço da recepção, o proprietário do restaurante possuía a faca e o queijo na  mão, sabia que a S. não iria desistir de fazer lá o seu casamento, e usou dessa artimanha, esperteza e má-fé para lhe “obrigar” a fazer tudo com eles.

Para evitar mais tormentos, a S. me telefonou para dar uma satisfação e explicou tudo que estava lhe acontecendo, mto aborrecida com a situação, pediu desculpas e desfez o nosso acordo.

Fiquei com pena da S. claro, afinal, foi mais uma vítima de fornecedores que não tem um pingo de respeito e consideração pelos seus clientes, que preferem se queimar por tão pouco, agiram mto mal, até pq, senão permitiam que profissionais de fora lá trabalhassem, deveriam ter avisado a S. logo no início, mas infelizmente, o que falou mais alto foi a ganância e a desonestidade deste fornecedor.

Mas enfim….

Confesso que pensei e repensei mto antes de relatar este episódio no meu blog, mas meus princípios falaram mais alto, e resolvi alertar as minhas amigas. Atualmente, pelos vistos não se pode confiar em ninguém nesse ramo dos casamentos, exijam o contrato, leiam com atenção as cláusulas, veja se o local do casamento lhe obriga a contratar seus fornecedores ou serviços exclusivos, e caso não concorde com os valores cobrados, terá a oportunidade de escolher outro lugar para a realização de seu evento, escapando de muitas armadilhas!

Mas uma coisa é certa, esses espertinhos podem ter papado mais uma decoração, mas com certeza vão perder mtos clientes por duas razões: primeiro pq apesar de ter ido a esta Aldeia com minha equipe para estudar como iria executar o projeto de decoração e de ter achado o cenário lindíssimo, não vou indicar um lugar que possui este tipo de política a nenhuma noiva, e depois, certamente a S. depois de ter sido chantageada tb não!!!

Sendo assim, vamos as dicas para não entrar em canoa furada:

 

Nesse meio há milhares de fornecedores de serviços, muitos casais acabam assinando os contratos sem dar a devida atenção às cláusulas. Esta atitude pode gerar gasto de tempo e dinheiro desnecessário, caso o documento indique algo diferente do que foi combinado verbalmente. Caso não compreenda alguma clausula contratual, busque o auxílio de um advogado.
Outro ponto importante, é ficar atenta às cláusulas que estabelecem multas por rescisão ou cancelamento de contrato e devolução de valores.

 

Os pontos principais de contratos de prestação de serviço são o valor, a descrição dos serviços e o prazo de prestação. Caso alguma dessas cláusulas for desrespeitada, o ideal é que você procure a empresa contratada e tente um acordo. E se nada resultar, o contratante deve procurar os meios judiciais para buscar uma indenização por perdas e danos.
É isso minha amigas, vou ficando por aqui, e espero mais uma vez ter ajudado, lembrem-se: NÃO ENTREM EM ARMADILHAS!
bjs bjs e até….
Bianca Oliveira, wedding planner.