Blog

Do Pedido ao Altar / Sem categoria  / Banda ou DJ no casamento?

Banda ou DJ no casamento?

 Ola minhas amigas!
Todos os noivos desejam um casamento de sonho, desde a decoração, menu, vestido enfim as escolhas têm de ser perfeitas. O mesmo se passa em relação à música! Mas ainde existe a dúvida entre optar por uma banda ou um DJ. Hoje vou dar algumas ideias para vos ajudar a decidir; como em todas as escolhas, existem vantagens e desvantagens.

Atmosfera

O estilo da música irá determinar a vibração da festa e todo o ambiente. A escolha do género musical é determinada pela formalidade do casamento e pelo estilo dos noivos.

Carisma

A maioria dos DJs já são experts em fazer o anúncio da chegada dos noivos, a hora de jogar o buquê, etc. Além disso, ele consegue se instalar em espaços pequenos e não precisa de mtos equipamentos. A música do casamento fica rolando durante toda a noite, sem intervalos. E o melhor de tudo, esta alternativa é bem mais barata que uma banda.

Orçamento

Os preços podem variar dependendo não só da deslocação, mas também da altura da semana e do equipamento necessário. Claro que também varia o facto de serem mais ou menos famosos. Uma banda, em geral custa mais, pois é composta por mais elementos, tem uma maior quantidade de material a transportar, vai influenciar no preço também o tempo que desejam que ela actue e da altura do ano.

Duração do casamento

As recepções duram em torno de 4 a 6 horas, o que pode ser muito tempo para uma banda actuar. A banda pode sempre preencher os momentos de pausa com música pré-gravada, mas se a recepção durar muitas horas talvez um DJ seja a melhor solução.

Disposição do local

Verifique se o local da festa é grande o suficiente para ter uma banda e uma pista de dança, senão um DJ é o mais adequado. Certifique-se também se existem restrições a algum tipo de barulho, instalações eléctricas e equipamento por parte do local da recepção. É muito importante saber estes detalhes antes de tomar uma decisão.

Conheça os possíveis candidatos

Em caso de dúvida agende reuniões com DJ’s e bandas, pois um bom DJ ou uma boa banda pode ser o ponto alto de uma recepção. Um mau DJ, ou uma má banda pode simplesmente arruinar a recepção de um casamento. Antes de contratar um DJ, peça para assistir uma de suas atuações. Com relação a banda, faça o mesmo procedimento, veja ela atuar, para ter a certeza se é isso mesmo que deseja para o vosso casamento. Ah, peça referências sempre!

Tema e estilo

O tipo de música que tocará no casamento pode ser em função dos vossos gostos pessoais. Elabore uma lista de músicas que gostaria que tocasse na festa e entregue ao DJ com antencedência, informe também o que ele não deve tocar de jeito nenhum. Façam saber ao DJ ou à banda os vossos interesses musicais antes de os contratarem.

Optar pelos dois

No caso de optarem por ter uma banda e um DJ no casamento, geralmente a banda faz a abertura da pista de dança e toca durante 1 ou 2 horas, e depois a banda se despede e entra o DJ para dar continuação a animação do casamento.

Banda: vantagens

  • Não existe nada como a música ao vivo, a energia transmitida ao público, sendo mais motivador para os convidados dançarem.
  • Os músicos fazem intervalos, o que permite aos convidados terem tempo para parar e descansar.
  • No caso dos casamentos temáticos de Portugal, um determinado tipo de banda pode ser complementar a um tema de casamento; uma banda de jazz poderia complementar um casamento baseado no tema dos anos 20.

Banda: desvantagens

  • O custo é maior porque uma banda tem mais que um elemento.
  • Algumas bandas só tocam um tipo de música, sendo mais limitadas na variedade musical.
  • Muitas bandas não têm controle de volume, sendo barulhentas e, por esta razão, desadequadas a uma recepção de menor dimensão.
  • Os músicos necessitam de pausas, muitas vezes quando a música pára não há um CD a tocar durante essas pausas, isso pode desanimar os convidados.

DJ: vantagens

  • As músicas são  interpretadas pelos artistas originais.
  • Muitos DJ’s têm bibliotecas musicais infindáveis. Isto significa que têm uma variedade de música muito grande e que podem agradar a amigos e familiares.
  • Não há pausas na música, há sempre um CD  tocando.

DJ: desvantagens

  • Um DJ monótono, sem experiência com festas de casamento, ou que coloca as musicas pré-gravadas a tocar e não está presente pode arruinar o espírito de uma festa.
Agora que ja falei das vantagens e desvantagens de cada um, vou dar a minha opinião, pra quem tem o orçamento apertado sugiro um bom DJ que seja experiente com festas de casamento, será animação garantida e ninguém vai ficar sentado na cadeira, mas caso tenha um orçamento estendido, contrate a banda e o DJ! rs….

bjs e até breve,