Blog

Do Pedido ao Altar / Sem categoria  / Ensaio da cerimônia religiosa.

Ensaio da cerimônia religiosa.

Bom dia!
Hoje vou falar sobre o ensaio que as noivas costumam solicitar para a sua assessoria antes do casamento.
Este ensaio costuma acontecer em média 1 semana ou 15 dias antes do casamento, mas na verdade não sou muito favorável ao ensaio, só vejo mesmo a necessidade que ele aconteça se a noiva tiver muitos casais de padrinhos. (diga-se de passagem que está super fora de moda ter muitos padrinhos, minha sugestão é no máximo 3 casais de cada lado).

 

Sou contra por duas razões: primeiro porque penso que praticamente todo mundo já assistiu a uma cerimônia de casamento e sabe como funciona o mecanismo de entrada na igreja, e em segundo lugar, é muito chato fazer com que os padrinhos e crianças deixem de curtir um fim de semana com a família para ficar ensaiando durante pelo menos 1 hora. Mas enfim….

 

De qualquer forma, para as noivas muito inseguras e com os nervos a flor da pele, vou falar sobre o ensaio rs….
Neste dia do ensaio precisa estar presente: noivos, pais dos noivos, damas e pajens e padrinhos e principalmente a cerimonialista ou wedding planner responsável por coordenar todo o ensaio.
Será definida a ordem da entrada do cortejo, as posições que cada um deve ficar, a velocidade que a noiva vai caminhar, etc.
Segue a ordem de entrada:

1º – Entrada dos Padrinhos.

Os padrinhos entram intercalados. O cortejo começa com um casal da noiva e depois um casal do noivo. No altar, os padrinhos da noiva se posicionam do lado esquerdo e os padrinhos do noivo do lado direito.

2º – Entrada dos Pais: mãe da noiva + pai do noivo.

Entram e ficam do lado esquerdo (se for na igreja, eles ficam no altar) O pai do noivo fica ao lado da mãe da noiva até a chegada do pai da noiva.

3º – Entrada do noivo com a mãe.

Entram e ficam do lado direito (também no altar, se for na igreja). O noivo fica de braço dado com a mãe até a noiva chegar.

4º – Entrada de daminhas e pajens.

As noivas geralmente ficam em dúvida de como formar o cortejo das crianças. Ora não existe regra, faça como achar melhor. Pode ser uma escadinha da menor para a maior, pode colocar menina com menino, menina com menina, menina pequena com menina grande…. mas lembre-se que crianças são imprevisíveis! Podem ensaiar bonitinho e no dia não entrar nem por decreto! Eu prefiro que os noivos tenham no máximo um casal de crianças e que as mesmas tenham a partir de 3 aninhos para correrem menos riscos de dar errado no dia do casório.

5º – Entrada da Noiva.

Atrás da porta, a noiva fica do lado direito e seu pai do lado esquerdo. O buquê na mão direita, bem em cima do ossinho da bacia. A porta abre e a noiva caminha bem devagar, curtindo todos os segundos de sua entrada. A noiva não sobe o altar. Ela espera o noivo vir buscá-la. Antes de descer, o noivo dá um beijinho no rosto de sua mãe.

A noiva se despede de seu pai, o noivo cumprimenta o pai da noiva e depois recebe a noiva com um beijinho no rosto ou na testa. Enquanto isso, o pai da noiva vai para o lado esquerdo, cumprimenta o pai do noivo, que troca de lado ficando ao lado da sua esposa. A dica é fazer tudo com calma!

A noiva chega do lado direito, mas no altar fica do lado esquerdo (lado que estarão seus pais e padrinhos)

O buquê pode ficar com a mãe da noiva ou então em cima da mesa de comunhão.

6º – Entrada do pajem ou dama com as alianças.

A entrada da criança é logo após o juramento dos noivos. Ela pode entrar com uma almofadinha, caixinha ou como você achar mais legal. Já existe até um buquê com uma argolinha para amarrar as alianças.

Uma outra sugestão é convidar os avós para levar as alianças. Fica lindo!

Eu particularmente não gosto deste procedimento, acho muito mais elegante e clássico que o noivo carregue as alianças no bolso interno do paletó. (mas gosto não se discute). 
7º – Assinaturas.
Os noivos vão até a mesa de comunhão e assinam. Noivo, não esqueça de ter no bolso  a bela caneta que irá aparecer na filmagem, já falei sobre isso em outro post.

8º – Cumprimentos.

No momento dos cumprimentos os noivos juntos começam cumprimentando os pais do noivo e depois os padrinhos e depois vão para o lado da noiva e fazem o mesmo procedimento.
9º – Foto no altar.
Todos (noivos, pais, crianças e padrinhos se estes estiverem no altar) se posicionam para uma última foto no altar.

10º – Saída do cortejo + noivos casadíssimos!

A ordem da saída: Noivos + crianças + pais da noiva + pais do noivo + padrinhos (na ordem que entraram)
 Dicas de Bianca Oliveira:

– No cortejo, as mulheres entram à esquerda dos homens a única que entra pelo lado direito é a noiva. (mas tem quem prefira que a entrada seja pelo lado direito, vai depender de sua assessoria).

– Vale a pena treinar o beijo (rs). Só não exagere! Não deixe o padre sem graça!

– Madrinhas e mães entram de bolsa tipo carteira, as famosas Clutch, é super elegante!

– Essas regras servem para casamentos na igreja, casamentos em casas de festas, casamento na praia, qualquer casamento. Na maioria das igrejas, os pais ficam no altar junto com os noivos.

– No Rio de Janeiro, a maioria dos cortejos começam com a entrada dos padrinhos. Em São Paulo, por exemplo, o noivo é o primeiro a entrar. Eu curto mais a segunda opção, afinal, o noivo é o rei da festa e merece entrar primeiro que os padrinhos.

– Os pais precisam estar atentos, pois trocam de lado. Só quando o pai da noiva chega e que o pai do noivo segue para o lado direito ficando ao lado de sua esposa.

– Se você tiver mais de 3 casais de padrinhos de cada lado, opte por acomodar seus padrinhos nos primeiros bancos da igreja para que o altar não fique lotado de gente atrapalhando o trabalho do fotógrafo e da filmagem.
Ah, parem que essa mania de imitar os americanos e sejam autênticos, pois nós brasileiros somos conhecidos mundialmente pelo nosso bom gosto, e orientem suas madrinhas a combinarem entre si a cor que cada uma vai usar no dia do casamento, pq essa mania de fazer tudo igual aos americanos não ta com nada! hehehehehehe (as madrinhas nos EUA costumam ir todas da mesma cor)
– Noivos, deixem para cumprimentar seus convidados na festa para não tumultuar a entrada da igreja ou a sacristia.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só perguntar viu?
bjs e até….