Blog

Do Pedido ao Altar / Sem categoria  / Músicas para a entrada na igreja.

Músicas para a entrada na igreja.

Ola minhas noivinhas amadas!
Já falei sobre esse tema aqui no blog, mas não custa nada voltar a lembrar de alguns detalhes importantes para a escolha das músicas para o cortejo, igreja e padre.
Participo de uma comunidade de noivas portuguesas no facebook e vejo que muitas delas tem dúvidas com relação a este tema, ficam indecisas na hora de escolher as músicas, por diversas razões.
Vamos desmistificar o tema por partes…
Existem dois estilos de músicas que as noivas podem escolher, a primeira delas são as músicas sacras, ou seja, sagradas, e a segunda são as não sacras.
Caso vc tenha em mente e o seu sonho seja ouvir uma determinada música no seu grande dia que seja não sacra, terá que pensar bem na escolha da igreja e do padre.
Em Portugal, geralmente quando as noivas escolhem se casar em uma determinada igreja, o sacerdote que lá está automaticamente será o celebrante do casamento.
No Brasil já não é bem assim, a noiva pode escolher a igreja, e o padre pode ser outro com que tenha mais afinidade, é interessante termos a liberdade de escolhermos o padre com que agente mais se identifica pois cada padre tem o seu estilo de celebração. E o meu caso foi exatamente este, escolhi a Capela Santa Inês, e convidei para celebrar o inesquecível Frei Clemente (“in memoriam“) com seu estilo alegre e marcante de dizer as palavras mais emocionantes deste mundo, que me fizeram cair em lágrimas praticamente toda cerimônia.
Vale lembrar, que existem dois tipos de padres: os rígidos, que não abrem  mão das músicas sacras, e outros mais lights, que não fazem restrições as músicas. No meu caso, pude sair da igreja com uma música não sacra, pq o Frei havia permitido, o que pra mim foi maravilhoso pois sempre sonhei sair da igreja com a canção Con te Partiro de Andrea Bocelli. rs….
Ah, outro detalhe que acho importante, a escolha dos músicos, acho fundamental que a noiva antes de contratar qualquer grupo musical, assista primeiro uma ou duas apresentações do grupo e que agende uma reunião para conversar com calma sobre a escolha do repertório, e, somente depois assine o contrato.
Ora bem, sendo assim, vamos a listagem das minhas músicas preferidas para a entrada de padrinhos, pais, noivo, daminha e pajen e etc.
Em Portugal, o cortejo não segue a mesma ordem de entrada e os moldes do Brasil, mas como sei que meu blog é lido por muitas portuguesas, vou dar algumas dicas interessantes….
Vou dar sugestões de minhas músicas preferidas, a listagem abaixo foram das músicas tocadas no meu casamento, mas fiquem a vontade para seguir ou não, pq cada um tem seu gosto claro:
Entrada dos padrinhos: Jesus, alegria dos homens.
Mãe da noiva acompanhada do pai do noivo: Canon.
Noivo acompanho de sua mãe: Nona Sinfonia de Beethoven.
Daminha e pajen: Minueto de Bach.
Anúncio de que a noiva vai entrar na igreja: Fanfarra. (fundamental, esse item não pode faltar)
Noiva acompanhada de seu pai: Marcha Nupcial. (Sempre, sempre, sempre, particularmente não vejo outra canção para a entrada da noiva que seja melhor do que esta, aliás, não posso nem ouvi-la q começo a chorar, é mesmo de arrepiar!!!!)
Benção das alianças: Ave Maria de Schubert.
Assinatura e cumprimentos: Greenleaves.
Saída dos noivos: Con te Partiro, deve ser cantada mesmo em italiano por uma boa voz e acompanhada dos instrumentos musicais.
Segue, outras sugestões:
   1- Entrada dos padrinhos:

2- Entrada dos pais

3- Entrada do noivo

4- Entrada daminhas e pajens

5- Entrada da noiva

6- Benção das alianças

7- Assinaturas

8- Cumprimentos

9- Saída

bjs, espero que eu tenha ajudado e tirado todas as dúvidas, e até a próxima minhas amigas….