Blog

Do Pedido ao Altar / Sem categoria  / Benefícios do parto natural.

Benefícios do parto natural.


Bom dia minhas queridas!

Ontem, escutei na radio um comentário feito pelo Boechat na Band News FM, que me deixou muito preocupada com as grávidas do meu querido e amado Brasil.

Aliás, ainda bem que daqui de Portugal através da internet tenho a possibilidade de manter uma das minhas grandes paixões da época em que vivia no Rio de Janeiro, escutar diariamente o Boechat e o Simão de manhã, pois, começava o dia mais alegre dando boas risadas com o Simão e claro, bem informada com as notícias dadas pelo Ricardo Boechat e sua equipe.

Bem, mas voltando a vaca fria, o comentário feito pelo Boechat foi mais ou menos o seguinte:

“tenho um amigo que está desesperado atrás de um obstetra que aceite fazer um parto normal para a esposa em São Paulo através do plano de saúde, porém, todos se recusam a fazer, pois os médicos só querem fazer cesariana”.

Claro que eu na posição de mãe, cidadã brasileira e blogueira não poderia deixar de abordar esse assunto no meu espaço, até pq, sempre fui uma pessoa preocupada com o bem estar das pessoas e fiquei pasma com esse grande absurdo cometido pelos obstetras atualmente no Brasil. Sendo assim, vem a pergunta que não quer calar: será que os médicos obstetras brasileiros estão ganhando assim tão mal ao ponto de colocar seus interesses pessoais/financeiros em primeiro plano??

Sim, porque todos nós sabemos dos benefícios do parto natural e a cesariana deve ser sempre colocada em segundo plano. No meu caso por exemplo, fui submetida a cesariana porque após algumas horas de trabalho de parto minha dilatação não evoluía e para evitar o sofrimento da minha bebê a médica decidiu fazer o procedimento cirúrgico. O chato da cesariana é o pós-parto dolorido e umas quantas injeções na bunda pra conseguir dormir rs… mas o pior mesmo, foi ter que ficar mais tempo em recuperação na maternidade, ao invés de estar em casa com a família né??

Mas no fim, graças a Deus correu tudo bem!

Vale ressaltar, que a mentalidade dos obstetras aqui em Portugal e na Europa como um todo é de priorizar sempre a saúde e recuperação mais rápida da mãe e do bebê, optando sempre em primeiro lugar pelo parto natural.

Entretanto, não custa nada lembrar aqui nesse post os benefícios do parto normal para quem estiver grávida nesse momento:

“Benefícios do parto normal:

Algumas mulheres têm pavor só de ouvir a palavra parto natural. O grande medo são as complicações na hora do nascimento e as dores durante o trabalho de parto. No entanto, hoje em dia, temos a chance de fazer uma analgesia durante o trabalho de parto. Desde que essas mulheres recorram a médicos experientes, os riscos de complicações são bastante minimizados explica a ginecologista.
Os principais benefícios do parto normal são: melhor recuperação da mulher, redução do risco de infecção hospitalar e até uma incidência menor de desconforto respiratório para o bebê. Além disso, o vínculo estabelecido entre mãe e filho é fundamental. Se, logo após o parto, o neném é acolhido e abraçado pela mãe, nesse momento se estabelece o vínculo maternal. Após a cirurgia (cesárea), pegar o neném no colo é dolorido e, como o bebê geralmente é levado para observação, a instalação do vínculo pode demorar mais, explica Daphne Rattner, técnica do Programa Nacional de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde.

Tudo bem que você não quer ser a Angelina Jolie e ter 6 crianças para cuidar e sustentar. Mas pensar que em caso de cesárea há uma limitação no número de filhos que você pode ter pode ser desagradável. Nenhum médico deixaria uma mãe chegar a realizar seis cesarianas; geralmente as mães são esterilizadas após a terceira cirurgia, explica a técnica.

Saúde da mãe:

O índice de morte materna em caso de cesárea é 3,5 vezes maior que em parto natural. Isso é um diferencial importantíssimo na hora de decidir qual o método melhor para você. Os riscos são inerentes à própria cirurgia, a começar pela anestesia, em que a possibilidade de uma reação é imprevisível, adverte Daphne.

Mito:

Se você acredita que não pode realizar um parto normal porque já fez uma cesárea, está enganada. Estudos comprovam que você pode sim ter um parto natural sem problemas, com profissionais treinados para acompanhar esses casos. A única recomendação é não utilizar substâncias para acelerar o trabalho de parto ou aumentar a força das contrações, como a ocitocina.
Lembre-se que é super importante deixar que o seu filho nasça quando realmente estiver pronto para isso. O corpo da mulher tem um conhecimento intuitivo de como ter filhos, e a forma natural de parir pode ser muito gratificante para a mãe e seu bebê, garante a especialista.

 

Estudos comprovaram que a dor do parto se deve a um reflexo cerebral condicionado. Isso significa que a mulher aprendeu desde a infância que o parto necessariamente tem que doer. Esta crença gravou no seu córtex cerebral um forte reflexo condicionado negativo. Este faz com que o estímulo nervoso do parto no cérebro produza a dor sem tentar encontrar uma forma de reagir contra. Para contornar esta situação a mulher deverá, racionalmente, substituir o reflexo negativo por outro positivo. Assim ela participará activamente no parto, sabendo no que consiste e de que modo pode contribuir para facilitá-lo.

 

Uma grande ajuda no parto pode ser o apoio do parceiro ou de outra pessoa de confiança. Também a preparação física que a mulher pode ir adquirindo ao longo da gravidez, através da frequência de aulas de exercícios especiais, aprendendo técnicas de respiração e de relaxamento, pode ajudar a facilitar o parto natural. O parto na água pode ser muito útil, pois actua, na última fase da dilatação como um analgésico. A água acelera a dilatação e ao mesmo tempo diminui a intensidade das contracções. Também existem a hipnoterapia, a aromaterapia, a homeopatia, a acupunctura, o etonox e o esen, que ajudam a suportar a dor sem qualquer tipo de medicação”.

 

Espero que haja mais campanhas no Brasil em prol do parto normal no sentido de conscientização dos obstetras e também das grávidas para optarem sempre pelo que for melhor para a saúde da mulher e bem estar dos bebês!

Espero ter ajudado e desejo uma boa hora para as lindas gravidinhas, que Jesus proteja a todas na hora do parto.

bjs bjs…

Bia.

fonte: http://delas.ig.com.br/guia-do-parto-normal/n1237491702418.html

http://www.criancas.pt/gestante/256-parto-natural-vantagens-para-mae-e-bebe.html