Blog

Do Pedido ao Altar / Sem categoria  / Cerimonialista e Decoradora.

Cerimonialista e Decoradora.

Olá lindonas:

O post de hj é um conselho as noivinhas portuguesas.
Falarei da importância da cerimonialista (assessora) não somente durante os preparativos do casamento mas tb no grande dia!
Percebo que este profissional aqui em Portugal, culturalmente não tem a mesma importância que no Brasil, vejo por exemplo que aqui o serviço de buffet ou Catering como se chama em Portugal, tem um peso muito maior do que propriamente a assessora de casamentos ou decoradora.
Isso acontece talvez pelo fato das noivinhas portuguesas ainda não terem parado para pensar no grau de importância da Assessora de casamento ou como denomina-se no Brasil Cerimonialista.
Vamos aprofundar melhor o assunto…
Na minha opinião, a cerimonialista (assessora) deve ser a primeira profissional a ser contratada no início dos preparativos do casamento, mas por qual razão??
Por um motivo bastante óbvio, a cerimonialista será durante todos os preparativos muito mais do que assessora, será o anjo da guarda dos noivos, vou mais a fundo, uma grande amiga!
Existem dois tipos de assessoria para o casamento, na assessoria completa aos noivos ela pode desempenhar dois papéis, o que eu costumo chamar de dois em um; assessorar os noivos durante todos os preparativos realizando pesquisa de orçamentos, fiscalizar todos os serviços prestados pelos profissionais contratados no grande dia, recepcionar os convidados, distribuir as lembrancinhas, dar todo o suporte de que a noiva precisa neste dia tão especial, assessorar os noivos na sessão de fotos com familiares, brinde e corte simbólico do bolo, organizar os cumprimentos dos convidados, acompanhar o serviço de catering vendo se os convidados estão sendo bem servidos, enfim, resolver possíveis contra-tempos e etc. E inclusive, ser tb a decoradora do evento cuidando de todo o designer floral e projeto de decoração.
Ou somente assessorar os noivos no dia do casamento sem decorar o evento, este tipo de assessoria chamamos de assessoria exclusivamente para o dia do casamento.

Sinceramente, não sei o que seria de mim se não fosse a assessoria que contratei para o meu casamento, por isso dou o real valor e importância para este profissional. rs…

Sem mtas delongas darei um exemplo bem prático…
Um casal de noivos portugueses solicitou-me um orçamento para o meu pacote de assessoria completa, e informaram que não podiam gastar mto no casamento posto que todas as despesas seriam pagas por eles, senso assim, fiz o projeto do designer floral e escolhí flores mais em conta e depois entrei em contato com floristas de Lisboa me identificando como assessora de casamentos e enviei fotos de como eu queria a decoração e o tipo de flor.
Umas enviaram-me valores absurdos, de doer o bolso mesmo e outras foram mais ponderadas e com os pés no chão, e cheguei a conclusão de que quando a assessora entra em contato com os profissionais de casamento tem a liberdade de dizer qual é a realidade dos noivos e até mesmo de negociar valores, pois, mtas das vezes os noivos não possuem esse traquejo.
Outro exemplo prático da importância da assessoria foi um episódio relatado pela Angélica que foi no meu casamento a minha querida cerimonialista, e diga-se de passagem graças a ela deu tudo certo, mas poderia até não ter tido casamento…
Imaginem a seguinte situação:
A noiva chega na igreja prontinha para entrar, quando se depara com o fato desagradável de seu casal de padrinhos ainda não terem entrado na igreja. (só para as noivinhas portuguesas entenderem esta situação, abro este parêntese para explicar que no Brasil existe a solenidade de entrada dos padrinhos antes da entrada da noiva que chama-se cortejo).
Pois bem, o problema foi que o referido casal demorou séculos para chegar na igreja e a assessoria não poderia preparar a entrada do cortejo sem eles, o que prejudicou todo o andamento da cerimônia.
Com esse fato lamentável, o padre se irritou e disse que ia embora sem celebrar o casamento, e, graças a sabedoria, tranquilidade, e jogo de cintura da minha amiga Angélica, que o bendito padre não foi embora e acabou celebrando o casamento. Mas se não fosse ela a convencer o padre, a noiva teria ficado sem o sacerdote. Fogo né???
Por estas e outras razões, que na minha opinião, a Cerimonialista é fundamental e de extrema importância, pois, imprevistos deste gênero ou contra-tempos podem acontecer e nada mais seguro do que termos uma pessoa de nossa confiança nestas horas de aperto!!
Bom amigas, é isso, espero ter ajudado e estou as ordens para orientar e tirar qualquer dúvida ok??
bjs, e até a próxima;
Bia.