Blog

Do Pedido ao Altar / Sem categoria  / Lista de convidados.

Lista de convidados.

Oiiiiiiiiiii.
Reduzir ou não a lista de convidados? Eis a questão!

Pois é, o tamanho da lista em 90% dos casos passa a ser um problema para muitas noivinhas, pois é ela que dimensiona o tamanho dos gastos e se for acima do planejado é despesa na certa.

Para quem está com orçamento apertado o segredo é convidar apenas parentes e amigos íntimos, mas e quando aparece algum inconveniente e pede para levar ciclano ou beltrano?

Bom, nesses casos a melhor coisa a se fazer é ser direta mesmo e dizer que sua lista já está definida e que não possui mais convites.

Vou postar aqui algumas dicas para ajudar na hora de planejar a lista de convidados:

A famosa lista deve ter pelo menos quatro grupos distintos:

FAMÍLIA DELE
FAMÍLIA DELA
AMIGOS
TRABALHO, COLEGAS E AFINS

Dentro desses quatro grupos, você tem que enumerar TODAS as pessoas e não apenas as famílias. Por exemplo, sua tia tem dois filhos e cada um deles, já está casado e com sua própria família. Pois bem, não dá pra chamar apenas sua tia e seus dois primos. As mulheres e os filhos têm que ser incluídos mesmo que você ache as crianças detestáveis e que você tenha certeza que uma delas vai levar o sapo de estimação pra recepção.
Pra não esquecer ninguém, comece enumerando assim:

Casa 01
Tia Maria, Tio João
Pedro, Carla, Marquinhos e Vinícius
Felipe, Mariana e Letícia.

E por aí em diante. Facilita na hora de subscrever os convites e, principalmente a não esquecer nenhuma tia, bisavô ou aquele primo chato que sempre implicava com você.
Com os amigos é um pouco mais complicado do que se parece porque exige tato e muita imparciabilidade. Você não precisa (e nem deve!) convidar toda a família de todos os seus amigos.

A menos, é claro, que você tenha reservado o Maracanã e ganho na Mega Sena. Convide, no máximo, as pessoas com as quais você se relaciona bem , com as quais você tem trato, amizade ou carinho.

Amigos de infância ou de longa data, desses que viaja junto, dorme na casa e afins, é sempre bom convidar a família toda pais, filhos, etc. Faça um convite em nome da família e outro para seu amigo (s) e família, se tiver.
Amigos próximos, mas que você não tenha tanta intimidade assim, convide apenas a pessoa (em tempo: lembre-se sempre de acrescentar à sua lista de convidados, os namorados, noivos ou simplesmente +1 ao nome daquela pessoa. Afinal de contas, beijar na boca é sempre bem vindo e uma ocasião dessas pode inspirar o casal).

O pessoal do trabalho, do barzinho, da faculdade ou do “opa, e aí!” estão sempre o último grupo a ser listado e é basicamente composto das pessoas que você conhece, convive, mas não tem tanta intimidade assim, ou simplesmente, não acha a presença indispensável. Parece meio cruel não convidar a secretária que sempre te dá bom dia, ou o garoto que te passou a matéria de Estatística, mas NÃO É.
Casamento, por mais cheio que esteja, é sempre uma reunião pessoal. As famílias,os amigos queridos, as pessoas com quem você compartilhou ou compartilha sua vida. Sua melhor amiga do primário e com a qual você só fala pelo Orkut de vez em quando, não fará falta , por mais legal que ela tenha sido quando vocês tinham sete anos e meio de idade.
Do trabalho, faz sempre bem convidar seu chefe direto, isso significa que o presidente da multinacional não precisa receber um convite seu. Ressalva importante: estar se casando não significa que você deve ficar bêbado como um gambá, agarrar seu chefe e dizer que você o ama, aos prantos. Lembre-se da confraternização do fim de ano, que todo mundo falou da secretária que fez um strip em cima da mesa do chefe. NÃO FAÇA A MESMA COISA!
Pra não ficar feio, coloque um convite preso no mural de recados do seu andar ou da empresa, participando a todos do casamento, uma semana antes, pra não dar tempo de ficarem falando muito. Outra opção, não muito sociável é tirar férias no mês do casamento. Você é quem sabe.
Resumindo, o grupinhos do “opa” é aquele que você pode cortar sem medo de ser feliz, quando os gastos ou a lista ultrapassarem seus planos.

O problema é quando o grupo do “opa” já foi cortado e a lista continua crescendo…

 

fonte: http://valeempada.wordpress.com/2008/05/20/fazendo-a-lista-de-convidados/

bjs e até o próximo post.
Bibi.