Blog

Do Pedido ao Altar / Sem categoria  / Florista x Decorador(a)

Florista x Decorador(a)

Bom dia queridas!!
A maioria das noivas que me procura não sabem exatamente a diferença entre uma florista e um profissional de decoração.
Tenho visto e também ouvido alguns testemunhos que estão a me deixar muitíssimo preocupada, algumas Quintas incluem no pacote do catering a decoração do espaço, ocorre, que infelizmente estão a vender “gato por lebre” (significado: você compra um produto ou serviço pensando que ele é bom mas na verdade ele é ordinário).
 12004841_476157559232799_4266635515073540269_n
Ou pior, dizem aos noivos que são capazes de fazer uma belíssima decoração personalizada mas na verdade tudo vai ser feito pela florista com quem costumam trabalhar. Meninas, por favor não confundam, florista NÃOOOOOOO é a mesma coisa que decorador! Neste artigo vou explicar o que diferencia um florista de um decorador e quais são as suas funções, vamos lá:
  • Florista:
É um especialista qualificado em montar os arranjos florais que devem estar em sintonia com o restante da decoração. Essa é a especialidade do florista, este profissional é o responsável pelo tratamento das flores e o seu frescor. Para montar um ambiente agradável, os arranjos precisam estar bem inseridos em todo o contexto da decoração.
Os floristas precisam tomar atenção com relação à forma como a flor é cultivada, pois isso influencia diretamente na qualidade da planta e, consequentemente, na beleza do arranjo. A cor mais viva, a resistência e durabilidade, o tamanho do botão e o comprimento do caule, por exemplo, são detalhes que podem alterar dependendo da forma como a planta é produzida. Esses fatores, que aos olhos de pessoas leigas parecem não fazer diferença, são essenciais para o conjunto da obra!
 luzinhas
Para cada estação do ano, um tipo de decoração com as flores é recomendado, no inverno, usa-se mais uma paleta de cores quentes para causar uma sensação de bem-estar. Já no verão, as cores claras são sempre bem-vindas.
Outras características, é saber fazer composições florais atrativas e ser um profissional com certa agilidade e bom gosto.
  
  • Decoradora:
Escolher a decoração do casamento é uma tarefa difícil, pelo menos para a maioria certo?
A decoração vai ser a principal responsável pelo clima da festa, se os convidados estão inseridos num ambiente bonito e charmoso sentem-se melhor e até mais felizes, por isso a grande preocupação em acertar!
 12189031_1178064115543145_6386416805999267350_n
E é aqui que entra a função do profissional de decoração, o único capaz de saber usar o que se tem disponível no lugar escolhido. É claro que o espaço escolhido pelos noivos ajuda muito na hora de definir o projeto de decoração personalizado, por mais que nós, decoradores, possamos transformar um lugar em outro bem diferente, cada local tem suas próprias características e elas sempre vão aparecer mostrando o estilo que deveríamos ter seguido. E quando não está em harmonia, chama a atenção de quem não percebe nada do assunto.
Escolhido o espaço cerimónia e copo-de-água e respeitando sua arquitetura vamos pensar na festa para o casal que está convidando toda gente.
É muito importante no meu ponto de vista que todos os convidados percebam a essência dos noivos na festa, nem que sejam nos pormenores.
Estampas florais modernas para os casais com estilo, tecidos em linho para os românticos, muito espelho e acrílico para os ultra-modernos, atmosfera casa de praia para os que não abrem mão de meter o pé na areia ou de campo para os que costumam subir montanhas.
 12036907_888290314591247_252197336798947736_n
O importante é que o clima dos noivos esteja presente, que tenha haver com o casal ou com a noiva, que por norma costuma a ser a mais participativa nas escolhas. Observo, que a maioria dos noivos, se preocupa mais com as bebidas e a música, mas quando estão a frente de um trabalho de decoração que retrata a sua personalidade ficam horas e horas sorrindo de alegria!
Um profissional de decoração especializado nunca vai realizar uma decoração as escuras, ou seja, visitar os espaços cerimónia e copo-d’água atempadamente a data do casamento é fundamental para desenhar e criar um projeto de raiz, então, tomem atenção noivinhas para não serem enganadas!
Tomem muito cuidado quando receberem de uma pessoa que se diz ser “decoradora” um orçamento muito abaixo do valor de mercado ou quase de borla, pois de certeza que o barato vai sair caro!!!!
Ambas profissionais (florista e decoradora) costumam trabalhar em parceria, porque uma precisa da outra, mas em termos técnicos são completamente diferentes! 😉

fcec29fd6527ab6eae6f36078b7a9f0a
Espero que este artigo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas.

Acompanhem também os meus artigos no portal Zank You, o mais recente é este: http://www.zankyou.pt/p/as-8-tendencias-de-casamento-que-vao-arrasar-em-2016

beijinhos e até o próximo;

Bianca Oliveira, wedding planner & event designer.  

Fonte das imagens do post: Google