Blog

Do Pedido ao Altar / Sem categoria  / Fiquei noiva, por onde devo começar ?

Fiquei noiva, por onde devo começar ?

 Boa tarde noivinhas!

Foi pedida em casamento e não sabe por onde iniciar? Não fique stressada, neste artigo vou dar algumas sugestões e espero que essas dicas sejam muito úteis nesta fase tão linda mas ao mesmo tempo repleta de dúvidas!
A fase noivado e preparativos para o big day é incrível, intensa, delicada para a maioria das noivas, tudo gira em torno do casamento que está por vir. É um momento aonde surgem muitas perguntas e até uma certa ansiedade, sim, já fui noiva e sei bem como é!
Penso que deve ser vivido como um momento de alegria e gratidão, esta fase vai lhe trazer alguns desafios, afinal, são muitas expectativas! Mas se souber escolher os profissionais certos, basta relaxar e vamos as dicas:
  • Assessoria: Organizar um casamento não é tarefa fácil para os noivos! Contrate um profissional qualificado, que tenha um profundo conhecimento do assunto para organizar o seu casamento, (planeamento à execução), a wedding planner deve te ajudar na escolha e negociação com os fornecedores, otimização de custos, e, principalmente ser capaz de lidar com contratempos e assegurar o máximo de tranquilidade aos noivos, tornando a ocasião inesquecível! A assessora tem de ser uma pessoa que perceba o sonho dos noivos e que se identifique com eles!! 
  • A escolha do dia: defina o mês e deixe a data em aberto, isso te dará mais opções para encontrar disponibilidade no local preferido por vocês para a realização da cerimónia e festa. Cuidado com os meses de maior intensidade de chuva, não recomendo casamentos na praia. A época do ano como feriados devem ser consideradas quando escolherem a data do casamento, por exemplo, no caso de um destination wedding, feriados são bem vindos!
  • Estilo: Pense como idealizou o enlace. Qual o estilo combina mais com vocês? Será clássico, rústico, romântico clean ou contemporâneo? De manhã, tarde ou noite? Vai ser na cidade, campo ou na praia? Um mini wedding só para familiares e amigos íntimos ou será um evento grande? Saber o estilo do seu casamento é fundamental para seguir em frente e dar informações a sua decoradora.
  • Orçamento: O quanto vocês podem gastar no casamento é de extrema importância!! Calculem a renda do casal e vejam a possibilidade de ajuda de terceiros para estabelecer a quantia que será investida. Lembrem-se, informar a vossa wedding planner sobre o valor do budget, vai ajuda-la imenso na contratação dos fornecedores que se encaixam nas possibilidades financeiras do casal (caso tenham contratado esta profissional).
  • Lista de convidados: Elabore a lista junto com seu noivo, pensem em ordenar os convidados pelo grau de importância e proximidade, para se necessário, excluir alguns convidados ao final. Com certeza a lista será alterada algumas vezes, mas um primeiro rascunho ajudará a definir vários outros itens da organização, como por exemplo, o local do casamento. Os pais dos noivos provavelmente vão querer convidar amigos para o casamento de seus filhos. Sugiro que reservem uma quantidade de convites para esses convidados.
Detalhe importante, dois fatores que vão influenciar muito nas despesas finais do enlace é a quantidade de convidados, primeiro porque o catering é pago por pessoa, e segundo, que o projeto de decoração também é influenciado pelo número de pessoas presentes no evento.

Manter a calma e contratar bons fornecedores é garantia certa de sucesso na cerimónia e copo de água, a primeira vista, o investimento pode parecer muito, mas lembrem-se do velho ditado “o barato sai caro”, desconfiem quando receberem um orçamento muito abaixo do valor de mercado, fuja desses fornecedores!

Outra questão, alguns casais pensam somente no copo de água e esquecem que o casamento também é composto de cerimónia, lua de mel e o novo lar, pensem nisso!

A organização não pode virar um pesadelo, pelo contrário! É a altura de curtirem, se emocionarem a cada escolha realizada. Deixem- se envolver com o prazer e entusiasmo para que o big day dure um pouco mais que apenas algumas horas.
Espero que essas 5 dicas venham a ajudar muitos noivinhos na fase planeamento, e caso precisem de uma ajuda extraDo Pedido ao Altar Organização de Casamentos e Eventos estará a sua inteira disposição!
beijinhos….
Bianca Oliveira, wedding planner e design.
biafsaoliveira@gmail.com
tel: +351 965 569 238