Blog

Do Pedido ao Altar / Sem categoria  / Casamento Cigano.

Casamento Cigano.

Bom dia prezados seguidores!

Como aqui em Portugal existem mtos ciganos, hj vou fazer um post falando um pouquinho sobre o casamento entre os ciganos, sua origem e curiosidades.
Etnia Cigana e sua tradição:
O casamento é o maior acontecimento na comunidade cigana e representa a continuidade da etnia e a entrada na vida adulta.
A festa, que conta com centenas de convidados, pode durar entre três a cinco dias.
As mulheres da família do noivo comprovam a virgindade da nubente e exibem depois um pano branco manchado desangue.
Em Portugal há cerca de 50 mil ciganos. As maiores comunidades encontram-se em Lisboa, Porto, Faro, Braga e Aveiro. O último relatório da Comissão Europeia Contra o Racismo e a Intolerância divulga que os ciganos são a minoria mais discriminada em Portugal.
Termo Cigano e sua origem geográfica:
“O termo em português “cigano” (assim como o espanhol gitano e em inglês gypsy) é uma corruptela de egípcio, aplicado a esse povo pela crença errônea de que seriam provenientes do Egito.
No século XVIII, o estudo da língua romani, própria dos ciganos, confirmou que se tratava de uma língua indo-ariana, muito similar ao panjabi o ao hindi ocidental.
Isso demonstrou que a origem do povo rom está no noroeste do Subcontinente Indiano, na zona em que atualmente fica a fronteira entre os estados modernos de Índia e Paquistão. Esse descobrimento lingüístico acabou sendo também respaldado por estudos genéticos.
É provável que os ciganos originaram-se de uma casta inferior do noroeste da Índia, que, por causas desconhecidas foi obrigada a abandonar o país no primeiro milênio d.C”..
História do Povo Cigano:
“A história do povo cigano ou rom é ainda hoje objeto de controvérsia. Existem várias razões que explicam a obscuridade que envolve a esse assunto.
Em primeiro lugar, a cultura cigana é fundamentalmente ágrafa e despreocupada por sua história, de maneira que não foram conservados por escrito sua procedência.
Sua história foi estudada sempre pelos não ciganos, com frequência através de um cariz fortemente etnocentrista.
Os primeiros movimentos migratórios datam do século X, de sorte que muita informação se perdeu, se é que alguma vez existiu. É importante assinalar também que os primeiros grupos de ciganos chegados a Europa ocidental fantasiavam acerca de suas origens, atribuindo-se uma procedência misteriosa e lendária, em parte como estratégia de proteção frente a uma população em que eram minoria, em parte como posta em cena de seus espetáculos e atividades.
Outro problema que se deve ter em conta é que a inserção (ou não) na comunidade cigana é uma questão disputada. Não existe uma delimitação clara dentro da própria comunidade (nem fora) acerca de quem é cigano e quem não o é.
As principais fontes de informação são os testemunhos escritos, as análises lingüísticas e a genética populacional“.
bj,

Até…

Bia.